top of page

 

Breves resumos de alguns programas constantes no repertório do Duo Sonarte.

Os concertos costumam ser temáticos e didáticos fazendo-se uma breve explanação sobre a vida dos compositores, o estilo musical, o período, e as obras a serem apresentadas.

 

“Piano e Flauta no Salão”

 

               Na música universal, a flauta e o piano têm um papel bastante importante, tanto no repertório popular quanto no erudito.

O Duo Sonarte, vem então apresentar uma mostra desse repertório referente a obras para flauta e piano ou arranjado para essa formação de diversos compositores relevantes do repertório para essa formação, do começo do Séc. XX até os dias atuais, com especial atenção a compositores brasileiros.

Choros, mazurkas, polkas, valsas, entre outras estruturas musicais fazem parte desse repertório.

Constam do programa obras de Pattápio Silva, H. Villa-Lobos, Pixinguinha, Osvaldo Lacerda, Luis E. Corbani, E. Villani Côrtes, A. Piazzolla, entre outros.

 

 

“Primeiros Movimentos”

 

               Na música universal, a flauta e o piano têm um papel bastante importante, no repertório erudito. Muitas obras foram escritas ou arranjadas para essa formação.

Essas obras são formadas geralmente de três a quatro movimentos.

O Duo Sonarte, se propõe a apresentar os primeiros movimentos de várias dessas obras consagradas de diversos compositores do período barroco até o Sec. XX.

Constam do programa obras de: L. Beethoven, F. Schubert, C. Reinecke, P. Hindemith, W. A. Mozart, A. Vivaldi, A. Dvorak, H. Villa-Lobos.

 

“Afinidades Latinas”

 

               Entre o Brasil, a Argentina e a França, sempre existiu uma espécie de afinidade musical. Piazzolla e Villa Lobos por exemplo tiveram grande atividade na França. D. Milhaud, compositor francês, esteve presente no Brasil por cerca de três anos, e assimilou bastante de nossa música em suas obras seguintes.

O Duo Sonarte, vem então apresentar uma mostra desse repertório referente a obras para flauta e piano ou arranjadas para essa formação, de compositores representantes desses países do começo do Séc. XX até os dias atuais.

Constam do programa obras como: A História do Tango de A. Piazzolla, Bachianas Brasileiras no. 5 de H. Villa-Lobos, Suite Baroque and Blue de C. Bolling, obras de M. A. Reichert, Pattápio Silva, e C. Debussy, entre outras.

 

“C'est la música”

(Brasileiros e franceses)

 

               Tanto na música brasileira como na francesa, a flauta e o piano têm um papel bastante importante, tanto no repertório popular quanto no erudito. É uma formação bastante propícia para expressar as suaves linhas melódicas, e as harmonias oníricas que formam a música do repertório impressionista e das ritmadas linhas melódicas do repertório brasileiro.

O Duo Sonarte, vem então apresentar uma mostra desse repertório referente a obras para flauta e piano ou arranjado para essa formação de alguns compositores relevantes do repertório brasileiro e francês para essa formação, do começo do Séc. XX até os dias atuais.

Constam do programa obras de C. Debussy, G. Fauré, E. Villani Côrtes, J. C. Amaral Vieira e H. Villa-Lobos.

 

“Brasilidades”

 

               Assim como a música brasileira está repleta de obras escritas para a formação flauta e piano, muitas outras músicas escritas para outras formações são suscetíveis de serem apresentadas nessa formação sem que lhes sejam tiradas a beleza, o brilho, o caráter e o sentimento. Nesse intuito, o Duo Sonarte vem apresentar o programa Brasilidades onde constam obras de:

E. Villani Côrtes, J. C. Amaral Vieira, H. Villa-Lobos, C. Gomes, Pattápio Silva, Pixinguinha, Osvaldo Lacerda, Luis E. Corbani, entre outros.

 

“...do tango e outras histórias”

 

               Concerto onde na primeira parte serão executadas obras de A. Piazzolla, arranjadas para a formação flauta e piano, alternadas com obras de compositores brasileiros (E. Villani Côrtes, L. E. Corbani, O. Lacerda), escritas originalmente para essa formação. A segunda parte do concerto será dedicada à execução da “História do Tango” de Piazzolla. Obra originalmente escrita para flauta e violão, aqui será ouvida em versão para flauta e piano.

 

“Por Elas”

 

               Ao longo da história da música erudita, muito pouco se fala de obras compostas por mulheres, e, embora a situação esteja se revertendo, ainda em poucas ocasiões são ouvidas tais obras. Nesse programa do Duo Sonarte, vimos apresentar uma pequena mostra do que essas mulheres têm produzido na literatura musical. Constam desse programa, obras de:

Cecile Chaminade, Pauline Viardot-Garcia, Rita Strohl, Maria Theresia von Paradis, Lili Boulanger, Germaine Tailleferre, Chiquinha Gonzaga, Rita Vilaça.

 

“Diversidades”

 

               Muitos concertos a serem realizados, não têm exatamente um tema específico a ser abordado. Para isso temos o repertório “Diversidades”. Constam desse programa, obras normalmente de cunho mais leve. Muito utilizado para vernissages, recepções, jantares mais intimistas onde preza-se pelo bom gosto e refinamento, e não pela euforia ou comemorações mais exaltadas. Constam desse programa, obras clássicas mais leves e populares mais clássicas (choros, bossas, jazz...). Faz parte desse programa, obras escolhidas de praticamente todos os compositores dos programas anteriores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.duosonarte.com 4/4

© 2017  -  Duo Sonarte  -  Orgulhosamente criado por Wix.com

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • Google Square
  • youtube-square
bottom of page