



A simplicidade é o último grau da
sofisticação
(Leonardo da Vinci)

Clara Zarur

Nascida em São José dos Campos, em família de músicos, iniciou seus estudos de piano com sua mãe, professora Rita de Cássia Barreto Vilaça.
Durante a infância e adolescência, foi detentora de vários prêmios em concursos nacionais, tais como: Concurso Estímulo, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura em 1968, Concurso Mozarteum, São Paulo, 1969, Consurso Estadual de Piano do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí em 1972.
Foi aluna de renomados pianistas, entre eles: Menininha Lobo, Licia Luccas, Bráulio Martins, Lídia Alimonda, Marcelo Mechetti. Sob orientação desse último, gravou um disco com obras do compositor francês Claude Debussy.
Dedicou-se, durante vários anos à música popular, tendo estudado com os músicos Nelson Panicalli, Hilton Jorge Valente (Gogô), Wilson Curia, tendo nesta área, além de outras atividades, participado da gravação do disco “Enígma”, com os músicos Roger Lima, Joca Freire e Demétrius Câmara.
Fundou a Escola de Música Melodia, da qual foi proprietária e professora.
Dedica-se atualmente ao Duo Sonarte com o músico flautista Evon Piffer, apresentado-se em diversos eventos em São José dos Campos, e Vale do Paraiba.
Evon Piffer

Bacharel em Música – Habilitado em Composição e Regência pelo IA - UNESP;
Licenciado em Pedagogia – Programa Esp. de Formação Pedagógica de Docentes em Educação Musical pela UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos;
Pós graduado em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER – Universidade Internacional de Curitiba;
Estudou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e na Escola Municipal de Música – SP.
Foi integrante de vários grupos musicais, entre eles, o Grupo Cluster (Flauta, Violão e Cello), com intensa atividade em São Paulo, tendo um CD gravado em 1995 (CD Mulher) pelo Selo Paulus (COMEP); o Trio Bachsileiro (Flauta, Violino e Cello), com grande atividade na região do Vale do Paraiba; e orquestras, entre elas, a Orquestra Sinfônica Jovem do Litoral, e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (1989-2006). Foi regente no projeto BAMUQ (Banda Musical de Quiririm – Taubaté) em 2011/12. Foi idealizador e orientador artístico da Oficina de Sopros - Madeiras (Formação de Música de Câmara) pela Fundação “Benedicto Siqueira e Silva” de Paraibuna no segundo semestre de 2017, no ano de 2018, e 2019, Oficina de Sopros-Madeiras - Técnicas de execução e prática de conjunto em 2020, Oficina de Musicalização com flauta doce em 2020
Ministrou aulas de música no Conservatório Musical Villa-Lobos, e Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista.
Ministra aulas de instrumento, matérias teóricas e perceptivas, workshops e master classes na Escola W.A Prodarc, Escola de Música Melodia e Escola Blue Note.
Participa da Orquestra Comunitária de São José dos Campos (Instituto AFAM) como monitor e chefe de naipe das madeiras desde março de 2020.
Compõe atualmente o Duo Sonarte (Piano e flauta), com a pianista Clara Zarur, com intensa atividade na região do Vale do Paraiba desde o início de 2011.
Duo Sonarte

O Duo Sonarte foi formado no começo de 2011, com o intuito de realizar estudos de repertório, e fazer concertos desse material que é bastante vasto para a formação flauta e piano, tendo desde então, se apresentado em vários espaços, como: Auditório da Escola de Música Melodia; no Anfiteatro da UNIVAP; TV Câmara de Jacarei; SESC-SJC; FCCR, na Virada Cultural Paulista de 2012, na Igreja São Benedito, no Espaço Mário Covas em São José dos Campos, e na Câmara Municipal de São José dos Campos; FAVCOLESP (Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista); AJFAC, Pq. Vicentina Aranha; Embraer. Consta de seu repertório, obras de A. Piazzolla, C. Bolling, C. Debussy, A. Dvorak, F. Schubert, R. Schumann, L. Beethoven, W. Popp, V. Monti, W. A. Mozart, C. Saint-Saens, M. A. Reichert, e principalmente compositores brasileiros, como: Pattápio Silva, A. Carlos Gomes, H. Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, E. Villani Côrtes, Amaral Vieira, Chiquinha Gonzaga, L. E. Corbani, Pixinguinha, Rita Vilaça, entre outros.